Ir para o conteúdo

40 anos do Partido Verde: o amanhã se constrói com ética e raízes

Quarenta anos não são apenas uma marca no tempo. São raízes que nos firmam no solo fértil de um ideal: a política feita com ética como um compromisso inabalável com a vida – fruto do nosso protagonismo e prova da nossa persistência.

Nascemos da urgência de protegê-la (a vida) e, hoje, amadurecemos na certeza de que a este é o único caminho possível. Em tempos de incertezas, nossos valores não são retórica; são o nosso alicerce. Não negociamos o amanhã como quem o faz em troca de lucro imediato. A sustentabilidade pauta nosso caminhar.

Vivemos em um tempo marcado por profundas transformações, contradições e desafios. Um período em que retrocessos sociais, ambientais e institucionais nos lembram que a política nunca é neutra — ela sempre expressa escolhas. E enfrentar forças que desconsideram os limites do planeta ou enfraquecem o compromisso com o bem comum exige preparo e coragem. É nesse cenário que reafirmamos nosso papel histórico e nossa responsabilidade com o presente e com o amanhã. Novos tempos sempre trazem novos desafios.

Ser Partido Verde em Minas Gerais é ter a coragem de ser vanguarda em uma terra de tradições, unindo a justiça social ao cuidado inegociável com a nossa biodiversidade. O Brasil é o coração ecológico do mundo e Minas é parte vital desse pulsar. Não aceitamos um protagonismo de fachada. Nossa missão é formar lideranças, preparar quadros e ocupar os espaços de decisão com pessoas que entendem que o futuro está em disputa agora.

Celebrar estes 40 anos é honrar quem caminhou até aqui, mas, acima de tudo, é anunciar um novo renascer. Estamos prontos para as novas lutas, com a coerência de quem sabe de onde veio e a audácia de quem sabe para onde quer levar as próximas gerações.

Pela Terra e pela vida. O Partido Verde está vivo, renovado e pronto para o amanhã.

Viva o Partido Verde. Hoje e sempre!

Por Osvander Valadão
Presidente do Partido Verde Minas Gerais