Ir para o conteúdo

Osvander Valadão, líder do PV-MG, assume a presidência da Federação Brasil da Esperança em Minas Gerais

Belo Horizonte, setembro de 2025 – O Partido Verde de Minas Gerais (PV-MG) anuncia que seu presidente estadual, Osvander Valadão, assume a partir de hoje a presidência da Federação Brasil da Esperança (FBE) em Minas Gerais. A FBE reúne o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), três legendas com atuação consolidada no estado.

A presidência da Federação em Minas segue um sistema de rodízio entre os partidos que a compõem. Após períodos sob a liderança do PCdoB e do PT, agora é a vez do PV assumir a condução da FBE no estado. A transição ocorre em um momento importante, já que antecede o ciclo eleitoral de 2026, quando os partidos se preparam para ampliar sua presença no cenário mineiro.

Nas últimas eleições municipais, a FBE conquistou 39 prefeituras, 42 vice-prefeituras e 501 cadeiras de vereador, resultado que garante presença ativa em centenas de municípios mineiros. No âmbito do Legislativo estadual, a Federação conta com 16 parlamentares e, no Congresso Federal, são 10 deputados.

À frente da Federação, Osvander Valadão terá como missão articular e integrar os esforços dos três partidos, fortalecendo a base construída e avançando em uma agenda comum voltada para valores que moldam essas forças progressistas e democráticas em Minas Gerais, tais como o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, a defesa dos direitos sociais a valorização dos serviços públicos entre outras..

"É uma grande honra e responsabilidade assumir essa missão em um momento crucial para a política mineira. Vamos trabalhar para transformar a nossa força nos municípios em um projeto coeso e ainda mais forte para todo o Estado, pensando principalmente nas bancadas estadual e federal de apoio ao presidente Lula. Nossa prioridade será preparar a Federação para as eleições de 2026 e defender, de forma intransigente, a democracia e os interesses da população", destacou Osvander Valadão.