Ir para o conteúdo

Presidente do PV em Itaúna, Maurício Oliveira fala das ações do partido em 2025

O presidente da comissão municipal do Partido Verde de Itaúna, Maurício Oliveira, divulgou a intensa agenda de articulação, formação e mobilização pela igualdade racial em Minas Gerais. Para Maurício, discutir políticas de igualdade racial e a luta antirracista “é uma tarefa muito árdua, sobretudo porque há um sistema hegemônico que ainda alimenta o racismo estrutural”.

Ações em Itaúna e Minas Gerais

Entre as iniciativas, a construção do FESCON – Festival pela Consciência Negra de Itaúna, em parceria com a Frente Negra Itaúna, reunindo artistas, lideranças e educadores.

Participação da 16ª Marcha da Consciência Negra de Belo Horizonte, em homenagem ao pensador quilombola Nego Bispo, ao lado de Gabriel Luís de Souza, diretor da Política de Reparação e Promoção da Igualdade Racial.

Participação na Semana do Hip Hop em Nova Serrana e Divinópolis, eventos que tiveram emendas da deputada estadual Lohanna (PV).

“Divinópolis teve um papel significativo no enfrentamento com a caminhada preta e o ato de valorização do feriado de zumbi de palmares além do significante prêmio educador antirracista e encontro de empreenderas negras organizados pela vereadora Prof. Kell Silva, afirmou Maurício.


Formação e debates em saúde

Ao longo do ano, Maurício participou ativamente dos grupos Ubuntu Odonto (UFMG) e LASPEN (UFSJ), que discutem as especificidades do processo saúde-doença na população negra.

Os grupos abordam como o racismo ainda afasta pessoas negras de atendimentos de qualidade e reforçam a necessidade de que profissionais de saúde compreendam a cor/raça como determinante social em saúde, ampliando a análise crítica e humanizada no cuidado.

Cultura, religião e diálogo inter-religioso

Junto aos movimentos Negro Evangélico (MNE), Negritude em Cores (Belo Horizonte) e Fôlego (Itaúna), colaborou em debates sobre: o respeito às religiões de matriz africana, a defesa da liberdade religiosa e a construção de um diálogo mais justo entre setores evangélicos progressistas e as tradições afro-brasileiras.

Formação política e cultura

Com o coletivo AfroVerdes, promoveu uma formação online histórica com: Edênia Alcântara (ex-vereadora do PV em Itaúna), Pedro Sousa (vereador do PV em Mariana), Professora Kell Silva (vereadora do PV em Divinópolis) e Negro Bússola (vereador do PV em Juiz de Fora). O evento teve mais 25 cidades alcançadas dentre elas: Itatiaiuçu, Mateus Leme, Sabará, Morada Nova, dentre outras.

Destaque para a participação da recepção do artista Maurício Tizumba, ao lado da vereadora Ana Ruth (PSB) e da secretaria de cultura LAIANA CARDOSO, no Festival de Arte Negra de Lagoa da Prata, em uma audiência pública com a presença da deputada Lohanna. E, acompanhado da vereadora Irene Melo (PV), participou do 11º Festival de Arte e Cultura e do 10º ParaBenjamim, fortalecendo a expressão da cultura afro-brasileira e afromineira no território.

“Valorizar nossa cultura afro-brasileira e afromineira é uma das formas mais potentes de aproximar as pessoas da pauta antirracista”, afirma.


Para finalizar, o ano deixou claro que a luta por igualdade racial avança quando há união entre movimentos, cultura, saúde e diálogo inter-religioso.

Para 2026, Maurício Oliveira reafirma o compromisso de ampliar políticas públicas, fortalecer a presença da população negra nos espaços de decisão e aproximar ainda mais a sociedade da pauta antirracista. “Seguimos firmes para construir um futuro mais justo e digno para todas as pessoas.”