Ir para o conteúdo

Verdes MG e parlamentares do bloco Democracia e Luta cumprem agendas em Brasília

Parlamentares do Partido Verde de Minas Gerais, juntamente com representantes do bloco Democracia e Luta na Assembleia Legislativa, estiveram na última segunda-feira (27) em Brasília, onde participaram de agendas com ministros e ministras do governo federal para tratativas relacionadas às demandas do Estado. Pelos Verdes MG, a deputada Lohanna e os deputados Betinho Pinto Coelho e Professor Cleiton compuseram a comitiva.

A programação teve início com um encontro dos parlamentares junto ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. "Minas Gerais tem no agronegócio um dos principais pilares de desenvolvimento econômico", destacou professor Cleiton. Em pauta, uma maior e melhor relação entre o Governo Federal e o estado de Minas Gerais para que a atividade continue sendo um carro-chefe de nossa economia, mas diversificando e expandindo cada vez mais a produção com sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e valorização dos micro e pequenos agricultores.

No encontro com a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, foram apresentados projetos que valorizam a pluralidade de etnias que garantem a riqueza da construção de um Brasil diverso, plural e rico culturalmente.

No período da tarde, houve também agendas com os ministros Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; e Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social.

De acordo com a deputada Lohanna,  o ministro Padilha afirmou que o Regime de Recuperação Fiscal, tal como proposto pelo governo Zema, não tem chance de se concretizar - uma vez que penaliza as classes mais desfavorecidas e também o serviço público.

Em relação à agenda para tratar de ações voltadas para o Desenvolvimento Social, o deputado professor Cleiton ressaltou que a pasta é também "uma política pública fundamental para garantir dignidade e uma vida melhor para aqueles que mais precisam"; e trouxe uma curiosidade. "Além disso, o ministro, assim como eu, faz parte da Sociedade de São Vicente de Paulo; e, como Vicentino, alinhamos também, políticas públicas aos idosos, que merecem todo nosso carinho, admiração e respeito", pontuou.

De acordo com o deputado Betinho Pinto Coelho, que  também compõe a mesa da Assembleia Legislativa, foram agendas muito produtivas no sentido de que Minas Gerais retoma seu protagonismo em nível nacional a partir de canais de efetiva interlocução com o governo federal.

 
"Trouxemos as demandas dos mineiros e de Minas Gerais aos ministérios, encontrando sensibilidade por parte dos ministros. Seja no que tange à temática do desenvolvimento energético sustentável (um dos compromissos que herdamos por meio das Políticas de Resíduos Sólidos, Energias Limpas e Incentivo a Cana de Açúcar/Etanol); seja na seara do Social e da Saúde (como o apoio à maior ampliação do Teste do Pezinho, lei de nossa autoria em Minas Gerais), bem como em todas as demandas discutidas pelos nobres colegas, fomos devidamente contemplados com sinalizações positivas e animadoras. Foi também uma oportunidade para construir pontes e fortalecer as necessárias bandeiras do Partido Verde", destacou o 3º vice-presidente da ALMG.