PV de Divinópolis denuncia distorção de fatos por Zema sobre Hospital Regional
O Partido Verde de Divinópolis, por meio do presidente da comissão executiva municipal vereador Rodyson do Zé Milton, manifestou seu repúdio à postura do governador Romeu Zema em relação à sanção do projeto de lei que doa a estrutura do Hospital Regional à UFSJ. Ao tentar se promover como protagonista da iniciativa, o governador ignorou que o projeto é de autoria da deputada estadual Lohanna França (PV) e que os recursos para a obra são fruto de um acordo judicial por danos ambientais, e não de eficiência da gestão estadual.
Em destaque, a tentativa de "marketing político" do governador, que atropela a verdade histórica: os investimentos de R$ 1 bilhão para hospitais regionais derivam do acordo com a Vale pela tragédia de Brumadinho. Além disso, a demora estratégica para sancionar a lei — feita apenas no último dia do prazo — evidencia o descompromisso do governo com a agilidade necessária para a saúde da região Centro-Oeste.
Confira abaixo a nota completa assinada pelo presidente do PV de Divinópolis, Rodyson do Zé Milton:
NOTA DE REPÚDIO
O presidente do Partido Verde (PV) em Divinópolis, vereador Rodyson do Zé Milton, vem a público manifestar repúdio às falas inverídicas do governador Romeu Zema, que tenta se projetar como “salvador da pátria” ao sancionar, apenas no último dia, o projeto de lei da deputada estadual Lohanna França (PV) que trata da doação da estrutura do Hospital Regional de Divinópolis à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A postura do governador reforça, mais uma vez, seu total descompromisso com a saúde da região Centro-Oeste, em especial com a população de Divinópolis, que há anos aguarda a efetiva conclusão e funcionamento do hospital.
Diferentemente do que afirma o governador, os recursos destinados à conclusão dos hospitais regionais foram viabilizados graças à atuação dos deputados estaduais, com destaque para os parlamentares de oposição, que garantiram cerca de R$ 1 bilhão para essas obras, referente ao acordo com a Vale. O valor foi pago pela empresa em decorrência da tragédia ambiental de Brumadinho, que resultou na perda de 272 vidas. Sem esse tratado, é provável que os hospitais continuassem sem investimentos do governo estadual, como ocorreu ao longo do primeiro mandato de Romeu Zema.
Portanto, não se trata de recursos oriundos de uma política de organização ou austeridade fiscal. Inclusive, segundo reportagem do jornal O Tempo, publicada em 27 de dezembro de 2025, a dívida de Minas Gerais aumentou 75% durante a atual gestão. Também é fundamental resgatar a verdade histórica: o início da obra do Hospital Regional só foi possível graças ao empenho da Prefeitura de Divinópolis, que à época adquiriu os terrenos, e, posteriormente, à Câmara Municipal, que cumpriu seu dever com a população ao doar a estrutura ao Governo de Minas, viabilizando a execução da obra.
As tentativas de críticas veladas à deputada Lohanna França ou a qualquer parlamentar que luta pela saúde dos mineiros apenas reforça a postura de um governador sem capacidade de diálogo e negligente diante das reais necessidades de saúde enfrentadas pela população de Divinópolis e de toda a região Centro-Oeste. Se de fato houvesse compromisso com a saúde pública, o projeto teria sido sancionado nos dias seguintes à aprovação (que ocorreu em 11 dezembro), ainda mais quando se observa que outros projetos aprovados posteriormente ao do Hospital Regional foram sancionados com mais agilidade.
Apesar de afirmar que se importa com a saúde da região Centro-Oeste, as atitudes do governador caminham em direção contrária. E, como a população bem sabe, ações sempre falam mais alto do que palavras.
A tentativa de reescrever os fatos e assumir méritos que não lhe pertencem é desrespeitosa com as vítimas da tragédia de Brumadinho, com os parlamentares que lutaram pela garantia dos recursos e, sobretudo, com a população que sofre diariamente com a falta de leitos e atendimento adequado.
Divinópolis não precisa de discursos ou marketing político em ano eleitoral. Precisa de verdade, responsabilidade e compromisso real com a saúde pública.
Novamente, o presidente do PV em Divinópolis, Rodyson do Zé Milton, parabeniza a deputada Lohanna pela coragem e cobrança ao governo estadual em defesa da Saúde dos mineiros. Seu projeto, aprovado por unanimidade na Assembleia, garantiu a doação da estrutura do Hospital Regional à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), passo fundamental para o funcionamento.
Divinópolis, 11 de janeiro de 2026.